Embaixadora do Senegal visita a UFRGS

Publicado em: Notícias UFRGS


A embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Binetou Correa, visitou a UFRGS na manhã desta sexta-feira, 24 para conversar sobre as possibilidades de ingresso de imigrantes senegaleses nos curso de graduação e de pós-graduação da Universidade e também sobre o estabelecimento de convênios para mobilidade internacional. Receberam a embaixadora no Salão Nobre da Reitoria a vice-reitora Jane Tutikian, o pró-reitor de Pós-Graduação Celso Loureiro Chaves, o pró-reitor de Graduação Vladimir Nascimento, a coordenadora de Ações Afirmativas Denise Jardim e a vice-secretária de Relações Internacionais Emilse Maria Martini.


Embaixadora foi recebida pela vice-reitora Jane Tutikian - Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

A vice-reitora e os demais participantes apresentaram a UFRGS e os programas disponíveis na Universidade para o acolhimento de imigrantes, conforme previsto na Decisão 366/2015 do Conselho Universitário. Também foram apresentados o PEC-G e o PEC-PG, modalidades em que o aluno estrangeiro faz toda a graduação ou todo o curso de mestrado ou doutorado na UFRGS com bolsa. Outras formas de intercâmbio e de mobilidade internacional foram abordadas. A embaixadora Fatoumata perguntou sobre os critérios de seleção e validação de certificados e diplomas obtidos no Senegal. Fatoumata também apresentou as principais universidades do seu país e suas áreas de excelência, como a Medicina. Externou também o interesse do Senegal por formação e pesquisa nas áreas ligadas a Ciências Agrárias.


A embaixadora estava acompanhada de representantes da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre Mbaye Diagne e Mor Ndiaye e pela coordenadora do Instituto Akanni, Reginete Bispo. O Instituto Akanni é uma organização de mulheres negras de promoção dos Direitos Humanos.


No encerramento do encontro, a vice-reitora afirmou que a UFRGS está totalmente aberta a parcerias com o Senegal. Cerca de 4 mil imigrantes senegaleses vivem no Rio Grande do Sul atualmente.

6 visualizações0 comentário